Comer, Rezar e Amar




Hoje assisti este filme e a-d-o-r-e-i.








Segue um texto que encontrei na web e achei bem interessante:


"Na Indonésia, acredita-se que quando nascemos, viemos acompanhados de quatro irmãos invisíveis (nossos quatro irmãos espirituais) que nos protegem a vida toda e que nos levam para o céu quando morremos.Esses irmãos encarnam as quatro virtudes que são necessárias para que uma pessoa possa ter felicidade e segurança na vida.Elas são respectivamente: inteligência, amizade, força e poesia. Quando li isto, meu coração pulou e achei fantástico. Na minha mente, vi logo uma pessoa inteligente, cheia de força (física e moral), rodeada de amigos (carismática) e com uma alma poética.Pronto! O pacote perfeito!
Fiquei pensando que realmente devemos nascer assim, mas a vida louca que levamos, nos afasta de nossos irmãos (leia-se família, amigos e até de nossas próprias almas) e acabamos por perder as virtudes essenciais para sermos felizes. Além disso, na companhia de nossos quatro irmãos, nunca estaríamos sozinhos/as buscando a felicidade, pois ela já estaria conosco o tempo todo, seríamos completos/as. Engraçado pensar que já nascemos perfeitos e vamos ao longo da vida, nos tornando imperfeitos.Fiquei intrigada com a virtude “poesia”. Tentei relacioná-la com algo tangível e pensei em beleza, nessa beleza que só a poesia tem e que fecunda a nossa alma, nos enchendo de sentimentos positivos e pensamentos que nos levam além de nós mesmos. E mais uma vez, meu coração pulou tomado por isso que me envolve quando leio um poema belo.Entendo que o conceito de beleza é amplo e vago, subjetivo por excelência, porém se de alguma forma aquele poema leu teu coração, ele se torna belo. O que veio a minha mente é que cada um tem uma poesia especial, uma beleza que lhe é inerente e achei que os indonésios estão corretíssimos. É uma pena que nós, ocidentais, não possamos pensar assim, ou seja, que todos nós nascemos lindos, perfeitos e cheios de virtudes.
Em tempo, li sobre a Indonésia em livro chamado Comer,Rezar,Amar escrito por Elizabeth Gilbert. Aprendi muita coisa sobre esse país e, sinceramente, fiquei com a impressão de que estamos engatinhado quando o assunto é o ser humano. Acredito que os indonésios encontraram o equilíbrio que queremos tanto.Para eles, nascemos deuses e apenas aos seis meses, nos tornamos humanos.Veja que maravilha a vida humana é para esse povo! Talvez, algum dia, possamos todos ver a divindade que nos habita e assim a vida humana se tornará divina, um relicário e conseqüentemente mais valorizada em todos os sentidos."


Karla Bardanza




0 comentários:

Postar um comentário